22 OUT 2013
Secretaria de Saúde inicia programa de castração de cães e gatos

A Secretaria de Saúde de Saneamento de Palmital, com apoio do setor de Agricultura, Meio Ambiente e Estradas Rurais, está desenvolvendo um projeto que visa oferecer gratuitamente à população a castração de animais domésticos. O trabalho visa controlar a população de cães e gatos, bem como evitar que espécimes caninos e felinos se proliferem nas ruas da cidade. As cirurgias são feitas por veterinários contratados e o município também arca com as despesas de consultas prévias, exames e medicamentos. A ação faz parte das diretrizes de promoção à saúde e ao bem-estar animal na zona urbana. Em uma primeira fase de atividades, os procedimentos estão sendo feitos em 70 cães que vivem nas ruas e que foram indicados por voluntários que atuam em entidades de proteção aos animais. Os procedimentos são realizados em uma sala cirúrgica montada com recursos próprios da municipalidade nas dependências da Secretaria de Agricultura, que atua como parceira no projeto. Para agilizar o trabalho, que foi iniciado na semana passada, a prefeita Ismênia Mendes Moraes contratou os veterinários Eduardo e Rafaela Belei, de Santa Cruz do Rio Pardo, que realizam as cirurgias. As ações são coordenadas pela veterinária Janaína Furlan , que é a responsável pelo programa e está subordinada à Secretaria de Saúde. O cadastramento de interessados, com prioridade para famílias carentes, é realizado diariamente durante a semana, das 13 às 17 horas, na Sala de Castração, localizada no número 5 da rua Joaquim Nascimento Lourenço, ao lado do Almoxarifado Municipal. Os interessados devem apresentar documentos pessoas e comprovantes de residência e de participação em programa social. Posteriormente, o proprietário será convocado para apresentar o animal para exames clínico, físico e laboratorial gratuitos. Não havendo restrições e o animal estará apto a passar pela castração. O protocolo de atendimento na sala de castração prevê que a ação para controle das populações de cães e gatos, ambos os sexos, visa prevenir a transmissão de zoonoses e de outros riscos a saúde pública, como mordeduras e acidentes de trânsito, bem como preservar o meio ambiente e a biodiversidade. Além da obrigatoriedade do cadastramento, cujas condições de atendimento devem ser aprovadas, o proprietário também deverá se comprometer a zelar do animal no pós-operatório, seguindo as orientações dos veterinários, ministrando medicamentos fornecidos pelo município e realizando os cuidados na região operada. Neste trabalho, os cães e gatos também receberão números de identificação tatuados na parte interna da orelha, possibilitando sua identificação posterior. O protocolo de atendimento na sala de castração prevê que a ação para controle das populações de cães e gatos, ambos os sexos, visa prevenir a transmissão de zoonoses e de outros riscos a saúde pública, como mordeduras e acidentes de trânsito, bem como preservar o meio ambiente e a biodiversidade. Além da obrigatoriedade do cadastramento, cujas condições de atendimento devem ser aprovadas, o proprietário também deverá se comprometer a zelar do animal no pós-operatório, seguindo as orientações dos veterinários, ministrando medicamentos fornecidos pelo município e realizando os cuidados na região operada. Neste trabalho, os cães e gatos também receberão números de identificação tatuados na parte interna da orelha, possibilitando sua identificação posterior.

Fonte: Assesoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024