18 SET 2013
Conseg de Palmital prepara atividades para a Semana Municipal do Trânsito

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Palmital, promoveu reunião para definir as atividades da Semana Municipal do Trânsito. O encontro, no salão da Secretaria de Educação, reuniu representantes de entidades e escolas para discutir a programação que terá como foco a conscientização da população e o respeito à sinalização viária como forma de melhorar o tráfego e reduzir o número de acidentes na cidade. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Concessionária Auto Raposo Tavares e das polícias Civil e Militar, além de estabelecimentos de ensino e instituições participantes das ações. Durante o encontro foi definido que as atividades deverão ocorrer entre 23 e 27 de setembro. A programação acompanha a Semana Nacional de Trânsito, entre 18 e 25 de setembro, cujo tema é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Além das atividades em sala de aula, como foi realizado em edições anteriores da campanha, a programação de 2013 prevê o incentivo para que alunos e pessoas da comunidade realizem o curso online de Conscientização no Trânsito oferecido pela Polícia Militar, que tem por objetivo orientar condutores de veículos, ciclistas e pedestres sobre posturas preventivas e as regras para um trânsito seguro. O serviço, que pode ser acessado gratuitamente no endereço www.transitopm.com.br, tem conteúdo dividido por faixa etária e atende crianças (de 7 a 12 anos), adolescentes (de 13 a 17 anos) e adultos. As atividades são divididas em módulos e tratam de temas como relacionamento interpessoal no trânsito, legislação, direção defensiva e primeiros-socorros. Os participantes da reunião aprovaram a divulgação do curso, que será usado como critério de participação dos estabelecimentos de ensino na Semana Municipal do Trânsito. Os alunos serão incentivados a realizar as atividades de acordo com a faixa etária e, posteriormente, deverão apresentar os certificados de participação aos estabelecimentos de ensino. A partir da comprovação, o Conseg irá apurar o nível de adesão de cada unidade à iniciativa, por meio do calculo do porcentual de alunos participantes em cada unidade. As escolas que tiverem os melhores índices serão premiadas em cerimônia na Câmara Municipal – anteriormente, era realizado um concurso cultural com a premiação de trabalhos produzidos por estudantes em várias categorias. Durante a Semana do Trânsito em Palmital também estão previstos trabalhos de fiscalização educativa no pátio da Fepasa, com a participação de representantes das entidades envolvidas e da Polícia Militar, que fará abordagem de veículos que circulam pela região central da cidade. Durante os bloqueios, previstos para a manhã e tarde dos dias 26 e 27 de setembro, alunos de escolas participantes da campanha farão a entrega de impressos, produzidos pela Cart e pela Prefeitura, com orientações e alerta aos condutores, como forma de conscientizar para a redução de acidentes e o respeito à sinalização. Durante a reunião promovida pelo Conseg também foram abordadas questões relativas ao trânsito da cidade, que apresenta vários problemas devido ao crescimento da frota nos últimos anos, e à defasagem no sistema de tráfego, dispositivos de direcionamento de fluxo e sinalização. Representantes da Prefeitura, falando em nome da prefeita Ismênia Mendes Moraes, destacaram o novo projeto viário em desenvolvimento por uma empresa especializada, que foi discutido com órgãos públicos e representantes da comunidade, que deverá ser implantado em breve para melhorar as condições de trânsito em Palmital. O tenente Marcelo Paes, comandante da PM de Palmital, destacou ainda os entendimentos com a Prefeitura para a formalização de convênio de trânsito na cidade, possibilitando que a corporação efetue autuações nas vias públicas (como estacionamento irregular) em talões administrados pelo município, que ficará com os recursos para a manutenção do sistema viário – as infrações sobre a postura de condutores são exclusivas do Estado. O oficial também destacou a proposta para implantação da atividade delegada, na qual policiais militares são designados e remunerados para contribuir com ações de responsabilidade do município, utilizando todos os recursos da corporação e melhorando a segurança pública. Juntamente com a Semana Nacional do Trânsito, o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estão desenvolvendo a campanha Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, uma iniciativa brasileira à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, proposta pela ONU. As ações, previstas para ocorrer entre 2010 e 2020, tem como meta mundial a redução de até 50% o índice de mortalidade nas ruas e estradas dos 178 países signatários do acordo. No Brasil, são desenvolvidas campanhas de conscientização e trabalhos de mobilização e de educação para o trânsito como forma de orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para posturas preventivas que reduzam as mortes decorrentes de acidentes.

Fonte: Assesoria de Comunicação / Jornal da Comarca
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024