05 SET 2013
Palmital é exemplo de ações no setor de Assistência Social

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social (Drads), de Marília, apontaram Palmital como destaque no setor de Assistência Social durante reunião técnica realizada no Centro Cultural com a participação de 15 cidades da região. O município foi citado como exemplo porque é atualmente o que mais recebe recursos do governo federal para suas atividades, totalizando R$ 7,4 mil para diversas ações. Como comparação, outras cidades com mais habitantes recebem no máximo R$ 3 mil porque não tem o mesmo volume de trabalhos com famílias cadastradas. A reunião no Centro Cultural teve como finalidade apresentar o Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é o sistema que possibilita a liberação de recursos do Ministério do desenvolvimento Social (MDS) para o atendimento básico a crianças, adolescentes e idosos, além de projetos e ações educacionais e de qualificação. Durante o encontro a equipe da Seds orientou sobre as novas formas de financiamento do SCFV e estabeleceu os critérios para que os técnicos municipais busquem adequar suas ações para receber os recursos disponibilizados para os projetos sociais. Segundo a secretária de Assistência Social, Emilene Damini Galhardo, o exemplo de Palmital a frente dos municípios da região se deve ao trabalho realizado com jovens em programas socioeducativos, com idosos nos dois Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e com os beneficiários cadastrados no Bolsa Família. Entre as ações, ela citou as atividades de atendimento a grupos de recreação, esporte, lazer, educação e qualificação por meio de cursos voltados a criação de novas oportunidades de geração de renda. “É uma programação de assistência básica que visa atender a família como um todo, desde os mais jovens até os idosos. E os recursos federais contribuem para o custeio das atividades”, explicou. Emilene disse que o setor social de Palmital deverá receber em breve mais R$ 2,6 mil para as ações, totalizando R$ 10 mil mensais. “Este dinheiro será aplicado em programas de atenção básica e representam um avanço em Palmital. Enquanto muitos municípios tiveram redução nos recursos, nós conseguimos ampliar o valor dos repasses”, ressaltou. Emilene também destacou que, com o aumento nas verbas, o incremento das atividades é um novo desafio, pois representa mais responsabilidades na correta aplicação dos recursos e no trabalho pelo aumento do número de beneficiados atendidos. “Também fazemos a prestação de contas das ações, que têm de ser efetivamente realizadas para que os repasses sejam mantidos”.

Fonte: Assesoria de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024