07 ABR 2008
Palmital receberá prêmio Prefeito Empreendedor pelo Sebrae

O prefeito Reinaldo Custódio da Silva estará no próximo dia 14 de abril entre os 95 prefeitos e três subprefeitos premiados na 5.a edição do prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). A premiação ocorre em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes. O governador José Serra vai homenagear os prefeitos que fizeram a diferença na gestão e no ambiente favorável às micro e pequenas empresas. Na ocasião, além da entrega dos prêmios, também haverá o lançamento do Livro Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2007/2008. A intenção do prêmio é reconhecer e valorizar os administradores municipais que implementaram ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora. Nesta edição, as inscrições em São Paulo superaram as expectativas, com 206 projetos inscritos, sendo 198 prefeituras paulistas e 8 subprefeituras. Destas, 98 receberão o Selo Prefeito Empreendedor e dentre elas sairão os vencedores em sete categorias, incluindo o prêmio máximo de Prefeito Empreendedor Paulista. De Palmital 8 ações de empreendedorismo foram consideradas como destaque para o recebimento do prêmio, dentre elas as Lasccop (Livre e Atuante Cooperativa das Costureiras), a Acipal (Associação dos Catadores de Material Reciclável) e a CEM (Central de Empregos do Município). Os projetos serão divulgados no Livro do Prefeito Empreendedor e serão conhecidos em todo o Brasil. Das prefeituras da Regional de Marília do Sebrae-SP, apenas Palmital e Paraguaçu Paulista foram selecionadas. O prêmio é de âmbito nacional e realizado em etapas estaduais. Os vencedores da etapa estadual recebem cursos para formação de lideranças e troféus. Já os 10 vencedores da etapa nacional também vão ganhar uma viagem para a Espanha e Portugal, para conhecer cidades que têm práticas de sucesso no desenvolvimento econômico e social sustentável. No Brasil, ao todo, mais de 1.300 prefeitos e prefeitas inscreveram-se, e São Paulo é, pela segunda edição consecutiva, o Estado que apresenta o maior número de inscrições, confirmando que o movimento do empreendedorismo está cada vez mais presente no dia-a-dia dos municípios paulistas. Foto: Acipal foi dos projetos em destaque para o prêmio do SEBRAE Histórico Aproximadamente 300 prefeitos paulistas já participaram das quatro edições anteriores. Em 2002, o prefeito Valter Luiz Martins, da cidade de Osvaldo Cruz, foi o vencedor nacional. Na edição 2005/2006, os prefeitos de Santa Fé do Sul – Itamar Borges, São João da Boa Vista – Nelson Nicolau e Embu das Artes – Geraldo Leite da Cruz sagraram-se campeões nacionais nas categorias primeiro lugar região Sudeste, destaque planejamento para o desenvolvimento e destaque cidade com mais de 200 mil habitantes. Relação dos municípios e subprefeituras que vão receber o Selo Prêmio Prefeito Empreendedor edição 2007/2008: Altinópolis; Americana; Apiaí; Bariri; Barretos; Batatais; Bebedouro; Bocaina; Botucatu; Cajuru; Capivari; Caraguatatuba; Cerquilho; Colina; Cotia; Cravinhos; Cruzeiro; Embu; Fartura; Guairá; Guarani d'Oeste; Hortolândia; Ibitinga; Ilhabela; Indaiatuba; Itaí; Itapecerica da Serra; Itapetininga; Itararé; Itatiba; Itu; Ituverava; Jaborandi; Jaboticabal; Jacareí; Jales; Jandira; Jardinópolis; Jundiaí; Leme; Lençóis Paulista; Limeira; Lins; Macatuba; Martinópolis; Mauá; Miguelópolis; Mogi das Cruzes; Monte Mor; Novo Horizonte; Olímpia; Osasco; Osvaldo Cruz; Palmital; Paraguaçu Paulista; Paraibuna; Paranapuã; Pilar do Sul; Piracicaba; Pirapora do Bom Jesus; Porto Feliz; Porto Ferreira; Pracinha; Praia Grande; Presidente Epitácio; Presidente Prudente; Rancharia; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande da Serra; Salesópolis; Santa Cruz do Rio Pardo; Santa Fé do Sul; Santana de Parnaíba; Santo Antonio de Posse; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São Carlos; São João Boa Vista; São José dos Campos; São José Rio Preto; São Miguel Arcanjo; São Sebastião da Grama; Serra Negra; Sertãozinho; Sorocaba; São Paulo – Capital; Capital - Subprefeitura Itaim Paulista; Capital - Subprefeitura Pinheiros; Capital - Subprefeitura São Mateus; Sud Mennucci; Taboão da Serra; Tambaú; Tatuí; Viradouro; Votorantim; Votuporanga. Entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor e Lançamento do Livro Prefeito Empreendedor – Guia Paulista 2007/2008. Local: Palácio dos Bandeirantes Quando: Segunda-feira, dia 14 de abril Horário: 19 horas.