05 SET 2006
Sussuí forma núcleo de desenvolvimento auto sustentável

Uma reunião realizada em Sussuí na manhã de domingo discutiu alternativas para a recuperação econômica e social do distrito, através de parcerias e investimentos em seu potencial produtivo agrícola. O objetivo é implantar um núcleo do DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável), projeto que o Banco do Brasil financia para pequenas comunidades agrícolas, associando crescimento econômico com inclusão social, respeitando os aspectos ambientais e culturais da região. A revitalização de uma antiga fábrica de fécula de mandioca, correspondendo a vocação agrícola do distrito, foi a primeira proposta apresentada no encontro, que reuniu cerca de 60 pessoas entre moradores, produtores e representantes de entidades rurais. Na primeira fase de reuniões para a instalação de uma estrutura produtiva no local, uma comissão foi formada para representar a comunidade e discutir as propostas. Estiveram presentes o prefeito Nardão; a coordenadora de Administração, Ubiramara Senatore; o diretor do Departamento de Agricultura, José Gilmar Franco, o gerente do Banco do Brasil de Palmital, Geraldo Forti Filho; o economista do ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Ovanir Vinício Renesto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Roberto dos Santos; o presidente do Sindicato Rural, Basílio Amatti e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, José Vicente Bocardo. Presença em destaque no evento, o presidente da FETAESP (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo), Braz Agostinho Albertini, oferecendo a parceria da entidade no projeto. Lançado em 2003, o DRS originalmente veio para atender comunidades carentes das regiões Norte e Nordeste do país, gerando trabalho e renda, de forma inclusiva e participativa, promovendo o acesso ao crédito e estimulando a capacidade de organização social, através do associativismo e do cooperativismo. O distrito de Sussuí, que viveu um apogeu comercial e industrial até a sua decadência econômica a partir dos anos 1970, é o primeiro núcleo do DRS em formação no estado de São Paulo. Foto: O presidente da FETAESP, Braz, Agostinho Albertini, fala aos moradores de Sussuí, no Salão de Festas do Distrito.