19 SET 2005
Condema mapeia prioridades e prepara eleição de nova diretoria

O Condema, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Palmital, realizou reunião na última sexta-feira no Núcleo de Educação para tratar de questões ambientais e definir a realização de eleição de sua nova diretoria. Em discussão entre os membros, foi exposta a realização de um programa de arborização baseado no projeto “Adote uma Praça”, criado pelo prefeito Reinaldo Custódio da Silva quando ainda era vereador. Através de parcerias entre entidades e iniciativa privada, a intenção é transformar em jardins os trevos de acesso à cidade. O projeto atualmente está na fase de levantamento de custos e contatos com o DER. A arborização urbana também esteve em pauta. O Departamento de Agricultura está realizando um diagnóstico da situação das árvores, em todos os bairros e ruas da cidade. A idéia é fazer um levantamento completo de todas as árvores, substituindo as que não se enquadram nos padrões urbanos. A complexidade do assunto envolve o plantio de espécies nativas, poda correta e os problemas com a fiação elétrica, além da manutenção das calçadas. Também foi levantada a questão de uma possível criação de um departamento específico para a conservação de praças e jardins. Recentemente, o Departamento de Agricultura adquiriu cerca 700 mudas para paisagismo das praças, entre elas espécies como murta, resedá e magnólia. O excesso na população de macacos e quatis no Horto Florestal também foi discutido. O diretor do Departamento de Agricultura do Município, o engenheiro agrônomo José Gilmar Franco, descreveu os pormenores da visita de uma equipe do Ibama ao local e a intenção dos biólogos em proceder a transferência de uma parte dos animais. Gilmar Franco falou também da intenção do Departamento em transferir a sua sede para o Horto. Segundo ele, várias cidades da região, entre elas Assis, já transformaram áreas verdes em pólos de educação ambiental com essa atitude O projeto também inclui área de lazer com pista para caminhada e ciclovia. Em viagem a Brasília durante a semana, o prefeito Reinaldo Custódio da Silva encaminhou pedido de inclusão de verba para o projeto no orçamento da União, através do deputado Amaury Robledo Gasquez. Em pauta também no encontro de sexta, a situação do processo de criação de uma associação de catadores de lixo, item básico de um Projeto de Reciclagem a ser lançado em Palmital. O controle de zoonoses e a situação dos animais abandonados, principalmente cães, foi levantada na reunião. A recente contratação de uma médica veterinária pela Prefeitura de Palmital é o primeiro passo para um projeto que envolve a castração desses animais e a divulgação do conceito da posse responsável. Um trabalho junto às escolas e parcerias com entidades e poder público já estão sendo planejadas. A próxima reunião do Condema aguarda a definição de uma candidatura a presidência do Conselho, quando será votada a sua nova diretoria.