16 SET 2005
Final de Vídeo do Mapa Cultural classifica Marília e Garça para a Fase Estadual

O “Elo”, de Marcos Aurélio Gonçalves, categoria Ficção, de Marília, e “Four Speed”, de Carlos Eduardo de Oliveira, categoria Animação, foram os vídeos classificados ontem na final da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista, realizada no Centro Cultural Antonio Silvio da Cunha Bueno. Os dois representantes regionais estarão disputando a Fase Estadual no próximo mês de março, em evento a ser realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. “Aumbhamdam”, de Carlos Henrique Lopes Arevaldo, de Assis e “Jornal Literatura”, de Denis Gomes Franco, de Tupã, ficaram em terceiro e quarto lugares. O jornalista e representante da Secretaria da Cultura, Alderon Costa, coordenou a apresentação dos trabalhos e anunciou os classificados. Os presentes ainda assistiram uma pequena palestra sobre linguagem visual e assistiram ao premiado vídeo “O Menino, a Favela e as Tampas de Panela”, de Cao Hamburger. “Four Speed” é uma animação de corrida automobilística de produção caseira, realizada nos fundos da residência do diretor, utilizando-se uma câmera digital. Mais de 2 mil quadros de imagens editadas em recursos de computação gráfica e efeitos sonoros, garantem um resultado surpreendente. A ficção “O Elo”, mostra três aventureiros em busca de uma lenda regional em um vilarejo abandonado. O clima de suspense é sustentado por uma produção esmerada, bons atores e edição de imagens. “Aumbhamdam”, desvenda a cultura afro-brasileira dos terreiros de umbanda e “Jornal Literatura”, realizado por alunos de uma escola de Tupã, mesclou imagens e textos de consagrados escritores brasileiros. O Mapa Cultural Paulista é uma realização da Secretaria Estadual da Cultura objetiva identificar e ressaltar a produção cultural do interior de São Paulo em treze regiões, com as cidades sedes das expressões artísticas: Artes Plásticas, Canto Coral, Dança, Desenho de Humor, Fotografia, Literatura - Conto & Poesia, Teatro e Vídeo. Em 10 anos de realização, Palmital já sediou finais regionais como desenho de humor. O melhor resultado foi alcançado em 1997, na modalidade Teatro, com a classificação para a Fase Estadual da comédia “Viúva, porém Honesta”, de Nelson Rodrigues, pelo Grupo Teatral de Palmital, que apresentou-se no teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Na foto da esquerda para a direita: Carlos Henrique, de Assis, Denis Franco, de Tupã; os classificados Carlos Eduardo de Oliveira (Garça) e Marcos Aurélio (Marília); o diretor do Departamento de Turismo, Cultura e Esporte, Pedro José Scalla; a coordenadora da Administração Ubiramara Senatore; a chefe de Divisão Municipal Márcia Barros e o jornalista Alderon Costa, após o anúncio do resultado da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista.