A Prefeitura Municipal de Palmital, por meio do departamento de Agricultura e Meio Ambiente, tem realizado um trabalho constante de manutenção e cuidados com a malha viária municipal, que possui uma extensão total de 500,256 km.
As ações de conservação e manutenção de estradas não pavimentadas são constantes visando boas condições em termos de capacidade de suporte e de trafegabilidade, garantindo conforto e segurança aos moradores e trabalhadores da zona rural.
Grande parte dos problemas é ocasionado pela presença de água. Os defeitos mais comuns enfrentados diariamente pelas equipes da prefeitura são: seção transversal imprópria, drenagem inadequada, corrugações, excesso de poeira, buracos, trilha de roda e perda de agregados. Além de restabelecer a condição transversal ideal para a pista de rolamento, as obras preveem a criação de dispositivos para drenagem, depósito, espalhamento e compactação de revestimento.
Nas últimas semanas foram realizadas ações de manutenção, recuperação e ações complementares em trechos das:
Ligações:
PMT-474 (ligação de 1,6 km que liga a PMT-040 a PMT-050, passando pela Água da Canela).
Diagonais:
PMT-364 (diagonal de 4,6 km que inicia na PMT-040, passando pela Água dos Américos até a PMT-483).
Radiais:
PMT-040 (radial de 16,9 km, marco zero, até as margens do Rio Paranapanema).
PMT-020 (radial de 12,5 km, marco zero, passando pela Água Nova / Água Lageado até a Água Pau Dálho, divisa com Ibirarema).
PMT-030 (radial de 16,3 km, marco zero, passa Água Nova / Água Lageado até a Água Pau Dálho, divisa com Ibirarema.
Pontes:
Manutenção na ponte da Água Nova.