Nos dias 29 e 30 de agosto, a Prefeitura de Palmital realizou um mutirão de atualização do Cadastro Único no Centro Comunitário Segundo Montanher, sede atual do serviço. Além das atualizações, a ação contou com a pesagem de crianças de até 7 anos e de mulheres de 14 a 44 anos, atividade exigida pela condicionalidade da saúde para manutenção do Bolsa Família. A parceria foi feita com o Departamento de Saúde, com participação dos Agentes Comunitários, que realizaram a pesagem e lançaram os dados diretamente no sistema do Ministério da Saúde.
Atualmente, Palmital conta com 3.096 famílias cadastradas, totalizando 7.022 pessoas. Desse universo, 1.440 famílias estão em situação de pobreza, 556 em baixa renda e 1.100 possuem renda acima de meio salário mínimo. Durante o mutirão, foram 344 atendimentos, sendo 39 consultas de cadastros, 150 atualizações efetivas e 155 pessoas na pesagem obrigatória.
Segundo o Departamento de Assistência Social, o objetivo foi acelerar atualizações necessárias para evitar bloqueios de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de reduzir a fila de atendimentos no setor e ampliar a capacidade de visitas domiciliares obrigatórias, especialmente para casos de cadastros unipessoais e averiguações.
Nos últimos anos, sobretudo em 2022, cresceu o número de cadastros unipessoais no sistema, distorcendo a proposta original de identificação por famílias. Para corrigir essa situação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) implementou, em 2023, um plano emergencial de revisão, com averiguação de renda, composição familiar e atualização de cadastros.
A nova plataforma do Cadastro Único, que cruza dados com Receita Federal, CNIS e Correios, trouxe mais segurança, mas também gerou inconsistências, exigindo que as famílias mantenham seus registros atualizados. Nos casos de unipessoais e cadastros sob averiguação, a atualização só ocorre por meio de entrevistas domiciliares.
Com o mutirão, a expectativa é reduzir significativamente o número de registros pendentes, garantindo mais agilidade no atendimento e segurança para que as famílias não tenham seus benefícios suspensos.