21 JUN 2023
CULTURA
PROJETO “SANTOS REIS PARA O FUTURO”: UMA INICIATIVA DA PREFEITURA PARA FORTALECER E PRESERVAR A CULTURA E TRADIÇÃO DAS BANDEIRAS
A Prefeitura de Palmital está lançando o projeto "Santos Reis para o Futuro", uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer e preservar a tradição das Bandeiras de Santos Reis e do Divino Espírito Santo no município. O projeto busca formar, manter e incentivar novos foliões, enriquecendo o patrimônio cultural de Palmital e mantendo viva a tradição.

Com o intuito de envolver pessoas de todas as idades, o projeto oferecerá aulas gratuitas de viola e violão, passando por ritmos e ponteios utilizados nas toadas executadas pelas companhias. Além disso, serão oferecidas aulas para orientação de harmonização vocal (mestre, contramestre, contrato, tala, contratala, contratinho, contratipi ou gritinho) aplicados nos versos. Também serão ministradas aulas dos instrumentos percussivos que compõem musicalmente as companhias, bem como a exploração da história e do significado da festa.

Para ampliar ainda mais a experiência, está sendo estudada a inclusão de aulas de interpretação, com foco especial nos tradicionais personagens dos palhaços, aulas de sanfona, aulas de corte e costura para a confecção das vestimentas dos palhaços, bem como aulas de artesanato, incentivando a criação de suvenires relacionados à tradição da Folia de Reis. Dessa forma, tanto os moradores quanto os visitantes poderão preservar os momentos vividos durante as celebrações, fortalecendo o turismo e a tradição religiosa na cidade.

O prefeito Luis Gustavo recebeu, nesta segunda-feira (19), em seu gabinete, Paulinho Valério, responsável pelo setor cultural no município, o músico Kaike Faceiro, José Lázaro Tusco, Valdeci Gonçalves e Pê Mariano, representantes das Bandeiras da Água das Anhumas, Faceiros e Três Ilhas, respectivamente, para oficializar o projeto e acertar os últimos detalhes.
"O projeto “Santos Reis para o Futuro” é inclusivo, aberto a todas as idades. Será uma emocionante jornada de fortalecimento e renovação cultural das raízes de Palmital. Reafirmamos nosso compromisso em investir na valorização das tradições locais e na identidade cultural do município", ressalta o prefeito Luis Gustavo.

"Com as aulas queremos proporcionar aos foliões a oportunidade de se reunir em um local para trocar conhecimentos e fortalecer a tradição em todos os sentidos. Com o projeto, vamos ampliar as oportunidades que já vêm sendo oferecidas pela Prefeitura, manter as companhias ativas, não somente na jornada que antecede a grandiosa Festa de Santos Reis, mais ao longo do ano todo, proporcionando apresentações tanto em Palmital quanto em outras localidades”, comenta Paulinho Valério, responsável pelo setor cultural no município.

As inscrições para as aulas gratuitas já estão abertas e podem ser realizadas presencialmente no Centro Cultural Antônio Sylvio Cunha Bueno, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo telefone 18 3351 2454. As atividades terão início na primeira semana de julho e ocorrerão todas as terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h, no Centro Cultural de Palmital.
.
#SantosReisParaOFuturo