14 ABR 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
PROJETO COOPERAÇÃO RURAL: PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM USINAS PARA GARANTIR CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS RURAIS
A Prefeitura de Palmital está empenhada em zelar pelas estradas rurais do município, garantindo a segurança e a trafegabilidade das vias para todos os cidadãos que dependem delas. Para isso, estamos promovendo um projeto de zeladoria rural em parceria com as usinas que atuam na região.

O projeto Cooperação Rural tem como objetivo principal estabelecer ações conjuntas entre a Prefeitura e as usinas para garantir as condições de trafegabilidade das estradas rurais, que somam aproximadamente 500 km de extensão. Com isso, buscamos melhorar a qualidade de vida dos moradores da zona rural, estimular a produção agrícola e o desenvolvimento econômico da região.

Os responsáveis pelo departamento de estradas rurais, Filipe De La Costa, Thais Gonçalves e Claudio Maia, se reuniram no início de março com representantes das usinas São Joaquim, Água Bonita, Enersugar, Nova América, Nova Platina e Jacarezinho para discutir o projeto e definir as ações que serão implementadas.

Dentre as ações definidas, compete à Prefeitura a manutenção das estradas rurais, com ações de conservação, reparos necessários e a implantação de revestimento primário nos principais acessos, seguindo o cronograma do programa municipal “Sua Estrada Nossa Rua”.

Além disso, a prefeitura criou um canal de denúncia através do WhatsApp para que a população possa reportar problemas nas estradas rurais e eventuais descumprimentos por parte das usinas. Clique no link [www.bit.ly/prefeiturapalmital], envie uma primeira mensagem para o Whatsapp da Prefeitura com a palavra “oi”, aguarde a resposta automática e em seguida digite “98” para fazer a denúncia.

Já às usinas, compete o compromisso de molhar as estradas em que eles passam, principalmente as que dão acesso a moradias, evitar estacionar os transbordos e maquinários nas estradas principais, onde é perigoso causar acidentes, rastelar as palhas que caem na hora do corte nas estradas e evitar a troca de turno quando chove, pois pode danificar o trabalho realizado pela Prefeitura. Além disso, as usinas se prontificaram a emprestar equipamentos se o município precisar.

Para garantir a efetividade do projeto, a prefeitura realizará fiscalizações frequentes nas estradas rurais para identificar eventuais problemas e garantir que as usinas estejam cumprindo as normas acordadas. Também serão realizadas reuniões periódicas com representantes das usinas para avaliar o andamento das ações e projetos, e discutir novas estratégias para garantir a conservação das estradas rurais.

Com a implementação desse projeto, a Prefeitura de Palmital espera garantir melhores condições de trafegabilidade das estradas rurais, aumentando a segurança e qualidade de vida dos moradores da zona rural, além de estimular o desenvolvimento econômico e a produção agrícola na região.