14 AGO 2023
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
FESTIVAL PET PELO BEM-ESTAR ANIMAL: UM DIA DE DIVERSÃO, CUIDADO E CONSCIENTIZAÇÃO
O último sábado (12) foi marcado por um evento especial que aqueceu os corações dos amantes de animais em Palmital. O Festival Pet, promovido em colaboração entre a Prefeitura de Palmital, por meio do Centro de Triagem Animal e Departamento de Saúde com a APPASFA, trouxe um dia de atividades voltadas para o cuidado e carinho aos nossos companheiros de quatro patas. A programação diversificada atraiu pessoas de todas as idades até a praça Domingos Scala, onde está localizada a Academia Pet.

A equipe da Vigilância Epidemiológica esteve presente oferecendo vacinação antirrábica para 36 cães e 6 gatos, com o apoio da veterinária Maria E. Fernandes. O adestramento de cães, conduzido por Gilson F. da Silva e Bruna R. P. Messias, cativou a atenção dos presentes, demonstrando técnicas de treinamento e a importância da comunicação com os animais.

O evento também proporcionou a oportunidade para que os tutores realizassem o cadastramento para o Registro Geral Animal (RGA), para castrações e recebessem orientações sobre a doença Leishmaniose. A programação também contou com exposição fotográfica de animais em busca de adoção, sorteio de brindes arrecadados no comércio local e apresentações de dança, poesia e música realizadas por alunos do ensino médio de escolas estaduais.

A APPASFA desempenhou um papel fundamental, arrecadando brindes no comércio local, com a venda de comidas e bebidas e com a organização de um brechó de produtos pets doados pela comunidade. Essa ação não apenas arrecadou fundos para a associação, mas também reforçou a importância da colaboração local em prol dos animais.

O evento também recebeu a final da 1ª Gincana Estudantil pelo Bem-Estar Animal. Escolas estaduais participaram, arrecadando ração e demonstrando talentos variados para apoiar a causa animal. A Escola E.E. Cel. José Joaquim Bittencourt conquistou o primeiro lugar e como recompensa, 60 alunos da escola terão a oportunidade de visitar o Parque Zoológico Municipal de Bauru, juntamente com 6 alunos da E.E. Prof. Adalgisa Cavezzale de Campos, que ficou em segundo lugar.

O Festival Pet em Palmital não foi apenas um evento, mas um testemunho da capacidade de uma comunidade se unir para apoiar uma causa nobre. Enquanto pequeno em escala, o evento ecoou a mensagem de que todos têm um papel a desempenhar no bem-estar dos animais de estimação e na promoção da conscientização animal.

Confira mais fotos do evento: