14 ABR 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PREFEITURA REGISTRA 1º ÓBITO POR DENGUE (EM INVESTIGAÇÃO) E CONVOCA A POPULAÇÃO PARA CONTRIBUIR NO COMBATE À DOENÇA
A Prefeitura de Palmital tem registrado avanço nos casos graves de dengue no município, apesar do trabalho rigoroso, com as diversas ações promovidas desde janeiro deste ano para combater o mosquito transmissor da doença.

Por meio do Mutirão de Limpeza, é promovida a coleta de resíduos deixados pela população em frente às residências, limpeza de lotes vagos, galerias de águas pluviais e bocas de lobo. As visitas regulares nas residências, casa a casa, dos agentes do controle de endemias e agentes comunitários de saúde foram intensificadas com o 1º Arrastão Contra a Dengue, promovendo orientações à população, aplicação de larvicida, verificação e recolhimento de objetos que são possíveis focos de dengue.

Durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, um plano conjunto de ações desenvolvido por Palmital para o enfrentamento da dengue no município foi escolhido para representar o estado de São Paulo na Mostra Nacional "Aqui Tem SUS", que ocorrerá em Goiânia no mês de julho, durante o congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Infelizmente, apesar de todos os esforços, a Prefeitura registrou hoje um óbito por dengue, ainda em investigação epidemiológica. Isso significa que a paciente passou por um primeiro teste apresentando resultado positivo para a doença e teve a contraprova enviada para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda o resultado da contraprova. A paciente faleceu na Santa Casa, na noite desta quinta-feira (13), aos 65 anos.

A Prefeitura também realizou a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) e, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 3 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, em sua maioria em pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes de plantas aquáticas. Isso significa que o perigo não está nas ruas ou nos terrenos, mas sim dentro das casas das pessoas.

Diante desse cenário, a Prefeitura convoca a população para contribuir no combate à dengue. Neste sábado (15), das 8h às 16h, os agentes de saúde intensificarão o trabalho de visitas domiciliares, especialmente nas residências que se encontram fechadas durante a semana, geralmente porque o proprietário está trabalhando. Durante as visitas, os agentes farão a aplicação de larvicida, verificação de possíveis focos e orientações aos moradores.

Além disso, a Prefeitura estará com o Centro de Saúde aberto neste sábado, das 8h às 16h, para atender a população com suspeita da doença. O Dispensário de Medicamentos (Farmácia Municipal) também estará aberto para a retirada de medicamentos.

Sobre a cobrança da população pela nebulização espacial, popularmente conhecida como fumacê, é essencial esclarecer que há escassez do produto em todo o país. Além disso, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios rigorosos para o envio do inseticida aos municípios, e a prefeitura não possui autorização para adquiri-lo diretamente.

Pedimos que todos fiquem atentos aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Em caso de suspeita da doença, os moradores poderão procurar atendimento em qualquer unidade de saúde durante a semana, das 7h00 às 17h00, ou no pronto-socorro, que está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É fundamental que todos colaborem para que nossa cidade consiga combater a dengue e evitar novos casos da doença. A Prefeitura continuará trabalhando para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e garantir a saúde e o bem-estar da população.