02 AGO 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
NOVO SEMÁFORO EM PALMITAL ENTRA EM FUNCIONAMENTO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS E DE PEDESTRES E REDUZIR O ÍNDICE DE RISCO DE ACIDENTES NO MUNICÍPIO
Na tarde desta segunda-feira (01), entrou em funcionamento o novo conjunto semafórico no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Avenida Reginalda Leão. A iniciativa faz parte do convênio firmado pela Prefeitura com o governo de Rodrigo Garcia, por meio do DETRAN, para implementação do programa “Respeito à Vida” com instalação de novos dispositivos de segurança no município.

Por meio de parecer técnico foi possível verificar a existência histórica de acidentes com vítima ou condições com potencial preventivo que embasaram a possibilidade de aprimoramento da segurança viária local.

Na primeira fase, ocorreu a instalação do conjunto semafórico de 4 fases, à LED, com sincronismo entre os semáforos. O início da execução do projeto ocorreu durante o mês de julho e já nos próximos dias, todo o cruzamento vai ganhar também uma nova sinalização horizontal.

Na segunda fase, haverá a instalação de duas lombadas eletrônicas na Av. Reginalda Leão, em ambos os lados da via, na altura dos nº 538 e 539 e implantação de placas de advertência informando a velocidade da via, com o objetivo de coibir o desrespeito à sinalização por parte dos condutores, em caráter muito mais educativo do que punitivo.

Para o prefeito, o convênio é uma ferramenta de melhoria para a segurança das vias, fortalecendo a circulação de pedestres, motociclistas e condutores, garantindo um trânsito mais seguro para toda população e visitantes.

“Era um pedido antigo dos moradores e comerciantes daquele ponto, onde existe um grande fluxo de pedestres. É mais uma ação importante para a modernização do trânsito de Palmital, sempre com foco na segurança, principalmente dos pedestres”, justificou o prefeito.

O governador Rodrigo Garcia atribuiu ao Detran a responsabilidade para formalização de convênios com municípios para o programa “Respeito à Vida”. Por meio da solicitação do prefeito Luis Gustavo, e com intermediação do deputado estadual Vinicius Camarinha, será possível a concretização das obras previstas no valor de quase R$ 350 mil reais, recursos que provém dos valores arrecadadas com a multas de trânsito no Estado. É de se destacar também que o presidente da Câmara Municipal, Fabiano dos Santos, fez um requerimento solicitando a instalação do dispositivo no local, em maio de 2022.

Palmital dispõe agora de dois semáforos em funcionamento, mas no passado, já contou com outros pontos equipados com o dispositivo de segurança. Na esquina da Lotérica, no cruzamento da Rua Vereador Lopes com a Rua José Florêncio Dias, na esquina da Escola Horácio da Silva Leite, na esquina do Colégio Objetivo, na esquina do bar do Ditinho e na Avenida Brasil.
.
#PalmitalCidadeFeliz