27 OUT 2006
Petrobrás vai assinar Protocolo de Intenções para instalação de usina de álcool em Palmital

Nesta sexta-feira, 27, em reunião marcada para as 14h00 no anfiteatro do Centro Cultural, representantes da Petrobrás estarão assinando um Protocolo de Intenções com a Coopermota, para a instalação de uma usina produtora de álcool (etanol) em Palmital. A assinatura é resultado de um encontro do prefeito Reinaldo Custódio da Silva e o diretor da Coopermota e presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edvaldo Del Grande, à sede da estatal no Rio de Janeiro, em agosto último. Na ocasião foram recebidos pelo gerente executivo da companhia, Mozart Schmitt de Queiroz; o gerente de Biocombustíveis, José Carlos Gameiro Miragaya e Júlio César Pinho, do setor de Energia Renovável. Nardão expôs o potencial da região produtora de grãos e matérias primas como cana-de-acúcar, mandioca, girassol e mamona para a produção de combustíveis renováveis, o que estaria indo ao encontro das intenções da Petrobrás, que atualmente amplia o seu parque de produção visando o mercado internacional que cada vez mais procura o álcool como alternativa. O sistema de cooperativa e as bem divididas propriedades rurais de pequenos e médios produtores também estariam favorecendo a instalação da usina no município. Na sexta deverão estar em Palmital para a assinatura do Protocolo o gerente Miragaya e o técnico Júlio César Pinho. Ainda não há previsões quanto ao local e o tempo para a instalação da empresa que concretizada, vai mudar o perfil econômico da cidade. Recentemente o prefeito Nardão intermediou também a construção de uma usina de biodiesel em área anexa ao Distrito Industrial III. Os recursos, na ordem de R$ 2 milhões, foram viabilizados em contatos com o deputado federal Aldo Rebelo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto será desenvolvido pela agência de Desenvolvimento Bioma Vale, que já tem autorização da Câmara para a utilização da área da usina. Foto: Na foto: Júlio César Pinho, do setor de Energia Renovável; prefeito Reinaldo Custódio da Silva; Mozart Schmitt de Queiroz, gerente executivo; o presidente da Ocesp, Edvaldo Del Grande e o gerente de Biocombustíveis, José Carlos Gameiro Miragaya, na sede da Petrobrás no Rio de Janeiro.