19 JUN 2006
Prefeitura completa 1 ano de Pregão Eletrônico e economiza R$ 1,3 milhão

A Prefeitura de Palmital está completando 1 ano e dois meses da implantação do sistema de Pregão Eletrônico, acumulando uma economia até então inédita. Com a necessidade de reduzir custos e agilizar seus processos de compra e contratações, já foram computados exatamente R$ 1.306.768,70 de sobra de recursos que estão servindo para reforçar o orçamento público. A novidade foi implementada em abril de 2005. O pregão, espécie de leilão às avessas em que o vencedor é aquele que oferece o melhor preço, já teve desde então 81 sessões, proporcionando uma redução de 26% no valor das compras. No ano passado, as cotações alcançaram R$ 2,2 milhões, mas foram gastos R$ 1,7 milhão, garantindo R$ 574 mil de economia. Desde o início de 2006, os 48 pregões já realizados economizaram R$ 732 mil. Isto significa que deveriam ter sido gastos cerca de R$ 2,8 milhões, caso ainda fosse admitida a tradicional “carta convite” nas licitações, onde apenas três empresas convidadas apresentavam preços com até 10% acima das cotações. O melhor pregão foi realizado em março, impressionando pela redução de 65,4% de redução em relação à cotação inicial na compra de medicamentos e materiais para a saúde. Na compra orçada em R$ 217 mil, foram gastos apenas R$ 75 mil, produzindo R$ 142 mil de economia em 12 horas de lances, nos quais participaram 17 empresas de todo o Brasil. Ninguém é convidado, as empresas rastreiam os editais pela internet e participam livremente, desde que habilitadas pela documentação exigida. “Vencemos um desafio no ano passado e estamos prestes a vencer outro em apenas seis meses” comemora o pregoeiro oficial, o advogado e procurador jurídico da prefeitura de Palmital, Murilo Samponi Jardim. Segundo ele, o prefeito Nardão havia pedido pelo menos R$ 500 mil em economia nos pregões no ano passado. Para 2006, os R$ 700 mil determinados pelo prefeito já foram superados. “Podemos chegar a mais de R$ 1 milhão até o final do ano, um desafio no qual todos saímos ganhando com a sobra de recursos que podem ser utilizados em novas obras e serviços públicos”, esclarece. E não é exagero todo o entusiasmo. Os R$ 1,3 milhão economizados dariam para suprir a folha de pagamento da prefeitura por três meses ou comprar uma frota de 50 veículos zero quilômetro. Poderiam custear também a construção de 3 escolas com 5 salas de aula cada. Com a redução do recebimento de emendas federais e estaduais previstas para os próximos anos, após passado o período eleitoral, o Pregão Eletrônico poderá ser a melhor pedida para manter o município com reserva de receita, contrariando o velho conceito de que não é possível administrar somente com recursos próprios. Foto: Prefeito Nardão, o pregoieiro Murilo, membros da COMULJ (Comissão Municipal de Licitações e Julgamento); representantes de empresas e o prefeito de Cândido Mota, Carlos Roberto Bueno, que esteve em Palmital para conhecer o sistema de Pregão Eletrônico.