PREFEITURA MUNICIPAL - PALMITAL - Trabalho e Desenvolvimento
   
   
           


Nádia Patrícia Cascales Ortiz Gonçales

Secretaria do Departamento

Localização:

Rua João Leone, 430
 

Telefone:

18-3351-2457 (fax)
3351-2456
3351-2446

 
 

 
   

Conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança dos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Coordenadora:Sandra Regina Thomé Ortega
Supervisora: Arlete Manfio

 
 
 
 
 
   
   
   
 

    

Fotos

Trabalho dos agentes de controle de vetores

 

Veja nesta galeria de fotos um pouco do trabalho da equipe de controle de vetores para manter a cidade livre de doenças e agravos. Treinamentos, capacitação, dedetização de bueiros, limpeza

Clique aqui para ver as fotos

 

 Dengue

 

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypt contaminado.

Sintomas da Dengue

Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo. Dores nos ossos e articulações.

         

A melhor maneira de combater a dengue é não permitir a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, que bota seus ovos em água parada e limpa.

Veja as dicas para manter sua casa livre da Dengue:

         
Dicas Dicas Dicas Dicas Dicas
Mantenha a caixa d´água sempre fechada com a tampa adequada Não deixe folhas e galhos acumulados na calha Escoe sempre a água da laje. Lave semanalmente tanques usados para armazenar água Mantenha bem tampados tonéis e barris d´água
Dicas Dicas Dicas Dicas Dicas
Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta Troque a água e lave sempre os vasos de plantas aquáticas Guarde garrafas sempre de boca pra baixo Entregue os pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os secos em local coberto Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

FAÇA SUA PARTE!!!

 
   Hepatites

Prevenção é o melhor remédio

Hepatite é uma inflamação no fígado que compromete seu funcionamento normal. Pode ser causada por vírus, álcool, drogas e alguns medicamentos.

 

Hepatites Virais

Algumas hepatites são causadas por diferentes tipos de vírus. Cada uma recebe no nome a letra correspondente

ao vírus que a originou: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E.

As hepatites podem ser diferentes também na forma de transmissão e nos danos que causam à saúde.

Transmissão

A hepatite B e a hepatite C são transmitidas pelo sangue contaminado, relação sexual desprotegida e da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto.

As hepatites A e E tem transmissão fecal-oral: com o contato com alimentos ou água contaminada, geralmente transmitida em locais com falta de higiene.

 

Sintomas

Na maioria dos casos não existem sintomas específicos e essas doenças passam despercebidas. Em alguns casos podem ocorrer fadiga, falta de apetite, enjôo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite.

 

Exames de triagem

Pessoas com indicação de fazerem a triagem diagnóstica para as hepatites B e C podem procurar o Centro de Saúde.

 

Prevenção

Como se prevenir contra hepatite viral B e a hepatite viral C

Evitar o contato com sangue e não compartilhar materiais que podem conter resíduos de sangue como: seringas, agulhas, canudos para aspiração de drogas, escova de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear, alicates de cutícula;

Utilizar materiais descartáveis ou esterilizados para realização de piercing e tatuagem (neste procedimento a tinta deve ser de uso individual também);

Usar regularmente e de forma correta preservativos masculinos ou femininos nas relações sexuais.

 

Para prevenção da hepatite B existe vacina nos serviços públicos de saúde para todos os recém nascidos, crianças e jovens até os 25 anos

Recém-nascidos - A vacina é administrada em 3 doses. Recomenda-se que a primeira dose da vacina aplicada nas primeiras 12 horas de vida, a segunda dose no 2º mês, e a terceira aos seis meses de idade;

Crianças e jovens - A vacina é administrada em 3 doses: a primeira dose, após 30 dias, a segunda dose e a terceira, 6 meses após a primeira.

Para que ocorra a imunização é necessário que as três doses sejam aplicadas. Para pessoas acima dessa idade, a vacina pode ser administrada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa de Imunização.

Ainda não existe vacina para a hepatite C

 

  Leishmaniose

A Leishmaniose é uma grave doença infecciosa que que afeta vários animais, além do homem. É tranmitida pelo "mosquito palha" (flebotomíneo) contaminado com o parasita da Leishmania.

* Mantenha sua casa e seu quintal sempre limpos

* Embale o lixo corretamente

* Não deixe juntar lixo nos terrenos baldios próximos à casa

* Se houver criadouros de animais (galinheiro, chiqueiro ou canil) mantenha sempre limpos e secos

* Recolha folhas de árvores, fezes de animais e restos de madeira. Esses materiais acumulam umidade e favorecem a criação do mosquito

* Espalhe cal hidratada na terra do quintal depois da limpeza

* Mantenha o cão sempre no quintal, evite que durma dentro de casa

   

Transmissão

Quando a fêmea do flebomíneo (mosquito-palha) suga o sangue de um animal contaminado com a Leishmania, por exemplo o cão, ela ingere o parasita com o sangue. Ao picar novamente um animal ou homem, ela passa esse parasita através da saliva.

Sinais e Sintomas

NO HOMEM:

Febre constante, perda de apetite, palidez, emagrecimento, aumento do basso e fígado. Podem ocorrer sintomas hemorrágicos, tosse seca, edemas nos membros e nas faces e cílios alongados.

NO CÃO:

A evolução da doença é lenta. Causa emagrecimento, apatia, queda de pelos, febre irregular, conjuntivite, fezes sanguinolentas, crescimento exagerado das unhas, descamação e feridas no focinho, patas, cauda, orelha e paralisia nas patas traseiras.

   
  Proteja-se do Escorpião

O escorpião tem atividade noturna. Durante o dia gosta de lugares sombrios e úmidos, como troncos de árvores, pedras, cupinzeiros, tijolos velhos, cascas de árvore, velhas construções e fresta de muros. Dentro de casa procuram abrigo em sapatos e gavetas.

Prevenção

  • Evitar o acúmulo de lixo doméstico, entulho e folhas caídas;

  • Colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados para evitar o aparecimento de insetos dos quais os escorpiões se alimentam, como baratas, por exemplo;

  • Vedar soleiras de portas, ralos e pias;

  • Evitar o amontoamento de sapatos, roupas, toalhas e utensílios domésticos;

Primeiros socorros

  • Lavar o local da picada;

  • Usar compressas mornas para aliviar a dor;

  • Procurar o serviço médico mais próximo;

  • Se possível, levar o animal para identificação, vivo ou morto.

  Tuberculose

A pouca divulgação faz muita gente pensar que essa doença deixou de existir. Mas, o aumento de casos de tuberculose no mundo todo é tão assustador, que seu combate foi declarado emergencial pela Organização Mundial de Saúde.

 

O que é Tuberculose?

 É uma doença infecciosa, transmissível, causada por uma bactéria conhecida como Bacilo de Kock. Ela pode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões.

 

Como se transmite?

Quando o doente com tuberculose no pulmão tosse, espirra, ou fala, os bacilos são lançados no ar e podem atingir outras pessoas, entretanto nos pulmões pela respiração.

A Tuberculose não se transmite por utensílios como copos e talheres.

Nem todas as pessoas adoecem quando contagiadas. Isso depende principalmente da capacidade de defesa do organismo.

 

Existe tratamento eficaz?

O tratamento para Tuberculose pode curar praticamente todos os casos.

Ele tem duração de pelo menos 6 meses. Mesmo que o doente logo se sinta melhor e pense que está curado, não pode suspendê-lo por conta própria. O doente de tuberculose deve fazer tratamento no Centro de Saúde.

 

Como se prevenir da Tuberculose?

A melhoria da qualidade de vida, por si só, pode prevenir muitos casos. Por exemplo:

1 - Se as condições de habitação são boas, torna-se menos provável o contágio. O risco de contaminação é maior se o doente mora em uma casa pequena sem ventilação, com pouca luz solar e com muitas pessoas.

2 - Melhorando a nutrição, a resistência aumenta e, mesmo se o indivíduo for infectado pelo bacilo, terá menor risco para adoecer.

3 - A vacinação com BCG-intratérmico é uma medida de proteção individual de grande valor. Deve ser aplicada a todas as crianças a partir do nascimento.

Os sintomas:

*Tosse persistente  *Dor no peito  *Febre baixa, geralmente à tarde

*Suores noturnos  *Falta de apetite  *Emagrecimento  *Cansaço fácil

E muita atenção: A pessoa que tem tosse por mais de 3 semanas deve procurar imediatamente um serviço de saúde.

 


Prefeitura Municipal de Palmital-SP - CNPJ: 44.543.981/0001-99
Praça Mal. Arthur da Costa e Silva, 119 - Centro - Palmital-SP
CEP: 19.970-000 - Fone: (18) 3351-9333